sexta-feira, 2 de junho de 2017

Prós e Contras de Morar em Rio Branco

Fala, little cats! 
Papai está de volta! Vou logo pedindo desculpas pela ausência, mas é porque estava decidindo sobre o que falar e lá vamos nós! 

Eu já estou praticamente há seis meses morando aqui em Rio Branco então eu já tenho uma imagem formada sobre a estrutura e a dinâmica da city. Então eu fiz uma listinha de prós e contras de se viver aqui.
Simbora? 

Pró: As belezas da cidade

Rio Branco é uma cidade onde a beleza gosta de se esconder em lugares inusitados. Não é como outros lugares onde você chega e é esbofetado por uma beleza estonteante, mas a capital acriana tem lá seu charme. Uma frustração: Quando fui conhecer o Centro Histórico fui todo cheio de expectativas e percebi que o lugar às margens do rio Acre é histórico, entretanto não é centro hahahaha. Não é o senhor Centro Histórico, mas é bem legal. 

Resultado de imagem para rio branco

Contra: O alto custo de vida

Já comecei com um tópico que afasta muitas pessoas: grana! Viver em Rio Branco é absurdamente caro. Aluguel de forma geral é a despesa que mais vai pesar no bolso de quem mora aqui. Porém, nem tudo são trevas. Existem muitos bairros relativamente baratos que são bem localizados. É preciso muita pesquisa e disposição. Outo fator é a energia elétrica. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, a ANEEL, a energia do Acre é a mais cara de todo o país (dados de 2013). Não é fácil... #PoorLife kkkk

Resultado de imagem para custo de vida


Pró: A diversidade cultural

Quando eu cheguei aqui me surpreendi com tamanha mistura cultural em um lugar tão pequeno. Por ser um estado de fronteira o Acre é repleto de pessoas de outras nacionalidades e de outros estados do país. Se você ir no centro da cidade você consegue encontrar tranquilamente indígenas, nordestinos, peruanos, bolivianos e haitianos e se encantar com o mix de idiomas, sotaques e cores. 

Resultado de imagem para mistura cultural

Contra: Xenofobia

Esse vai ser um rápido contra até porque eu quero formar realmente minha opinião: uma coisa que eu vi é que muitos moradores têm os dois pés atrás com estrangeiros de países vizinhos, princialmente advindos da Bolívia. Não sei se isso seria xenofobia ou apenas uma intriguinha, é meio difícil de entender. Eu já ouvi que os bolivianos são da mesma forma com os brasileiros mas ainda não tive como comprovar. Quando eu for para a Bolívia vou ficar de olho. 

Resultado de imagem para xenofobia

Pró: A natureza

Uma coisa que me encanta aqui é que a cidade é bem arborizada. Pelo fato de estar no coração da Amazônia a diversidade de fauna e flora é imensa. Eu mesmo quando vou para a faculdade passo por um mini bosque praticamente o que deixa a qualidade do ar super agradável. Já vi macacos, capivaras e trocentos tipos de pássaros apenas indo para as aulas. 

Resultado de imagem para parque da maternidade

Contra: O clima louco

Pense num lugar onde o clima muda de uma hora para outra. Siô, você pode sair de casa com um calor infernal e voltar para a casa de casaco e tudo. Mas de forma geral a cidade é quente, quente, quente, quente, úmida, úmida, úmida, úmida, úmida, abafada, abafada, abafada, abafada e quente rsrsrsrs

Resultado de imagem para clima louco

Pró e contra: O tamanho da cidade


Para quem gosta de cidade pequena é bom, já para quem gosta de cidades grandes não é muito legal. A cidade possui apenas um shopping, que não é essas coisas toda (Obs. Eu só fui uma vez e foi super rápido), e pelo que eu vi pouca opção de saidinhas - fala a pessoa que vive nas baladas kkkk. Como eu venho de uma cidade bem pequena o que eu tenho em Rio Branco já está de bom tamanho para mim no quesito infraestrutura. Mas quem vem de grandes centros urbanos se choca com a realidade da capital. 

Obrigado pelo acesso! Vocês são demais. Qualquer dúvida, sugestão, xingamento e esculhambação gratuita deixa aqui nos comentários. 

10 comentários:

  1. Kkkkk ótimo..adorei a descrição kkkkk sera se rio branco seria bom pra mim?.. acho difícil sendo que sempre quis o estrelato kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha Amigo, teu lugar é Rio ou São Paulo. Virar estrela kkkkk Mas eu acho que tu se adaptaria aqui.

      Excluir
    2. kkkk, você seria muito estrelado no Rio Branco kkk

      Excluir
  2. Muito boa sua perspectiva sobre essa cidade tão esquecida por todos.
    Aguardarei sua reflexão sobre o aspecto Xenofóbico analisado por ti.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela participação. Eu quero conversar com mais pessoas e então ter algo mais concreto na minha mente!
      Abraços!

      Excluir
  3. Estou sempre antenado nas suas postagem amigo
    #saudades

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Own, amigo! Tu sempre um fofo. Obrigado pela participação. Estou pertinho de ir em casa! :)

      Excluir
  4. kkkkk, capivaras ??? kkkkk amooo<3 Cara de eu for para Rio branco e esse " bosque " for cinco arvores em ciclo eu mato você...
    estou com muita saudade...
    #VolteGordo
    #Rico
    #Sóvolte
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentarei voltar inteiro kkkkk Mas o bosque é uma matagal doido kkkk #SomosTodosCapivaras

      Excluir
  5. Cidade boa!Morro de vontade de conhecer um dia para visitar a lagoa do pinicão e ver a amizade de pescaria entre o professor Alcindo e o jacaré Tião que eu ví no início desse ano na televisão!

    ResponderExcluir